Segundo levantamento do Ministério da Saúde, em 10 anos, as LER/DORT são as doenças representam 67.599 casos entre os trabalhadores do país. Índice aumentou 184% no mesmo período.Os profissionais mais afetados são os que atuam indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos/limpeza.
Essas doenças acontecem quando os trabalhadores sobrecarregam o sistema músculo esquelético em atividades com movimentos repetitivos ou que geram algum estresse a essas estruturas, como no levantamento excessivo de peso.
A NR 17 - Ergonomia é uma norma que aborda questões relacionadas a prevenir o adoecimento do trabalhador a partir da promoção do conforto, reduzindo ou eliminando os riscos de lesões dos trabalhadores, sem prejudicar assim a sua produtividade. Essa NR vocês vão estudar no último módulo do curso. Agora veremos apenas as doenças que os trabalhadores podem apresentar.
Para entendermos um pouco do impacto dessa síndrome na saúde e vida dos trabalhadores, assistimos o documentário "Carne e Osso", produzido em 2011, que tinha como objetivo mostrar o trabalho realizado em Frigoríficos. Em 2013, foi publicada a NR 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.
Essa NR ficou conhecida como a NR dos Frigoríficos, pois ela busca a prevenção e a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com adequação e organização de postos de trabalho, adoção de pausas, gerenciamento de riscos, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, rodízios de atividades, entre outras.
Documentário "Carne e Osso":
Para ter baixar o roteiro da aula sobre o assunto, (clique aqui).
Até a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário