Ontem foi trabalhado em sala de aula a segunda parte das emergências traumáticas, discutimos sobre as queimaduras, traumas torácicos e abdominais, hemorragias e como prestar socorro nessas situações.
Como vimos no modelo anatômico, a pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade da pele atingida, em 1º, 2º e 3º grau.
Imagem 1: camadas da pele. Imagem 2: classificação das queimaduras.
Também foi chamada a atenção quanto ao que não fazer em casos de queimaduras, como colocar pomadas, pasta de dente e outros produtos. Em relação aos traumas torácicos e abdominais vimos que é importante o socorro adequado e se a vítima estiver com algum objeto estranho transfixado em seu corpo, não devemos forçar a retirada e sim fixá-lo adequadamente e levar imediatamente essa pessoa para um serviço de emergência.
Finalizamos falando sobre as hemorragias e sobre como agir diante delas. Para acessar o roteiro da aula, (clique aqui). Na próxima semana iremos pro laboratório aprender mais sobre os traumas, mais especificamente sobre o trauma crânio encefálico (TCE), o trauma raquimedular (TRM) e como fazemos para transportar uma vítima.
Até a próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário