Olá,
Em 2017, essa condição subiu no pódio e ganhou medalha de bronze, ficando em terceiro lugar entre os agravos que mais afastaram trabalhadores de seus postos de trabalho. O que você acha a respeito disso? Já parou para pensar em como o adoecimento emocional pode comprometer nosso corpo fisicamente? Você conhece alguém que está passando por alguma situação semelhante ao que foi discutida em sala?
E o estresse no ambiente de trabalho? Vamos assistir um vídeo da FUNDACENTRO que aborda o assunto?
Muitos são os fatores que levam ao desenvolvimento de ansiedade, depressão, síndrome de burnout - incluída na 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional - Fonte: OPAS Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, entre os fatores podemos citar alguns como:
- Cargas de trabalho excessivas;
- Exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções;- Falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controle sobre a forma como executa o trabalho;
- Má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral;
- Comunicação ineficaz, falta de apoio da parte de chefias e colegas;
- Assédio psicológico ou sexual e violência de terceiros.
E para ilustrar um pouco essa questão tão séria do assédio moral assistimos o filme "O diabo veste Prada".
Para ler mais sobre o assunto e se manter atualizado deem uma olhadinha nas leituras recomendas no final do roteiro de aula. Para fazer o download do roteiro (clique aqui).
Abraços e bom estudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário