Entre todos os riscos presentes nos serviços de saúde podemos afirmar que o risco biológico se destaca entre eles, visto as características das atividades realizadas nesses ambientes.
Segundo o Ministério da Saúde, os agentes biológicos incluem vírus, bactérias, riquétsias, protozoários, fungos e seus esporos.
A NR 32 - Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, publicada em 2005 - última atualização em 2011 (clique aqui), leva em consideração como agentes biológicos não somente microrganismos supracitados, mas também as culturas de células, as toxinas e os príons.
Na aula falamos um pouco como reconhecer o risco biológico nos serviços de saúde como os hospitais e laboratórios de análises clínicas, bem como outros espaços e situações que devemos ficar alertas para o risco de exposição de trabalhadores e usuários a esses agentes.
Uma vez reconhecido os riscos de cada ambiente, podemos traçar medidas de controle efetivas a fim de tornar o ambiente mais seguro e saudável para aqueles que por ele circulam.
Para fazer o download do roteiro de aula (clique aqui).
Aqui fechamos a primeira unidade. Na próxima semana nossa avaliação, aproveitem para estudar e ler as referências recomendadas para ampliar ainda mais o que foi abordado em sala de aula.
Abraço e bom estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário