Links Importantes!!!

SAÚDE OCUPACIONAL - PROF YARA AMORIM

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

APH - Emergências Traumáticas (3) e exercício de revisão

Olá,

Nossa última aula sobre emergências traumáticas discutimos um pouco sobre os traumatismos craniano e raquimedular, dentro desse contexto conversamos sobre a importância do atendimento adequado a essas vítima e sobre a imobilização e transporte adequados.

Para ter acesso ao roteiro de aula (clique aqui)! Alguns alunos pediram um exercício sobre o conteúdo trabalhado, então segue algumas questões de provas antigas para ajudar vocês nos estudos , para fazer o download (clique aqui).

Semana que vem, prova teórica. E dia 25/11 nossos seminários.

Abraços!

SEG AMB HOSP - Exposição a agentes biológicos na área de saúde - impacto do acidente com material biológico potencialmente contaminado

Olá,
Ontem nossa última aula foi sobre o impacto do acidente de trabalho para os profissionais que trabalham nos serviços de saúde expostos a agentes biológicos. 
Como foi visto dentro da disciplina, o risco biológico é o mais frequente dentro dos serviços de saúde por estar relacionado diretamente às atividades que são realizadas nesses espaços. Diante disso os cuidados e as medidas de prevenção possuem um papel fundamental para tentar reduzir ou eliminar as chances de que o acidente aconteça e o profissional se contamine.
Quando o acidente acontece não afeta apenas o estado físico dos trabalhadores, mas também tem peso psicológico muito importante na vida dessas pessoas como o medo de adquirir vírus como o da hepatite ou do HIV, por exemplo. Além disso vem a culpa por não ter utilizado os EPI recomendados na realização do procedimento técnico ou preocupação com a familiares, medo da morte, enfim... alguns depois do ocorrido voltam as suas atividades e outros apresentam dificuldade em retornar. 
Essas situações devem ser notificadas e tem ficha de notificação específica que deve ser preenchida, além da CAT. Deem uma olhadinha no final do roteiro, lá coloquei a ficha para vocês conhecerem.
E falando em roteiro, (clica aqui) para fazer o download do nosso último roteiro de aula em que revisamos alguns pontos que foram trabalhados na primeira unidade e embasaram também essa aula.
Espero que tenham aproveitado a disciplina! Semana que vem, prova - lembrando que só não cai a NR 32. ;)
Abraço e nos vemos na próxima semana.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

PATOL OCUP - Sistema cardiocirculatório e Sistema sensorial

Olá,

Nessa semana trabalhamos dois sistemas: cardiocirculatório e sensorial. O primeiro é composto por um conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição de nutrientes para as células e coleta de suas excretas metabólicas para serem eliminadas por órgãos excretores. É composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Fatores ambientais, exposição a agentes  químicos, modo de vida (consumo de bebidas alcoólicas,  comidas com alto teor de sódio e gordura, sedentarismo) podem aumentar a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a arteriosclerose.

Já o sistema sensorial  ou sistema nervoso sensorial faz parte do sistema nervoso responsável pelo processamento da informação sensorial. Esse sistema é o responsável pelos cinco sentido humanos: tato, visão, paladar, olfato e audição. Dentre esses sentidos, a audição é um  dos sentidos mais afetados no mundo do trabalho. Vários trabalhadores quando expostos de forma inadequada ao ruído acabam comprometendo sua audição ou até mesmo perdendo-a desenvolvendo assim a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído - PAIR. Além do ruído outras situações, por exemplo, podem levar a perda da capacidade auditiva como a exposição a agentes químicos, trabalhos realizados com diferença de pressão (pressões hiperbáricas) e trauma cranioencefálico - TCE.

Ambos os sistemas podem ser afetados pelas atividades desenvolvidas pelo trabalhador nos seus postos de trabalho. Para ter mais informações sobre o que foi discutido em sala de  aula sobre o assunto, (clique aqui - sistema cardiocirculatório) (clique aqui - sistema sensorial) para fazer o download do roteiro de aula. 

E não se esqueçam, semana que vem teremos prova prática: músculo esquelético, ouvido e coração. Rever Manual de Prática (clique aqui) para estudar para a prova e participar das revisões com a monitora. 

Até a próxima semana.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

APH - Emergências Traumáticas (2)

Olá,

Ontem foi trabalhado em sala de aula a segunda parte das emergências traumáticas, discutimos sobre as queimaduras, traumas torácicos e abdominais, hemorragias e como prestar socorro nessas situações.

Como vimos no modelo anatômico, a pele é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade da pele atingida, em 1º, 2º e 3º grau. 

Imagem 1: camadas da pele.      Imagem 2: classificação das queimaduras.

Também foi chamada a atenção quanto ao que não fazer em casos de queimaduras, como colocar pomadas, pasta de dente e outros produtos. Em relação aos traumas torácicos e abdominais vimos que é importante o socorro adequado e se a vítima estiver com algum objeto estranho transfixado em seu corpo, não devemos forçar a retirada e sim fixá-lo adequadamente e levar imediatamente essa pessoa para um serviço de emergência. 

Finalizamos falando sobre as hemorragias e sobre como agir diante delas. Para acessar o roteiro da aula, (clique aqui).  Na próxima semana iremos pro laboratório aprender mais sobre os traumas, mais especificamente sobre o trauma crânio encefálico (TCE), o  trauma raquimedular (TRM) e como fazemos para transportar uma vítima.

Até a próxima aula.