Olá,
Ontem nossa última aula foi sobre o impacto do acidente de trabalho para os profissionais que trabalham nos serviços de saúde expostos a agentes biológicos.
Como foi visto dentro da disciplina, o risco biológico é o mais frequente dentro dos serviços de saúde por estar relacionado diretamente às atividades que são realizadas nesses espaços. Diante disso os cuidados e as medidas de prevenção possuem um papel fundamental para tentar reduzir ou eliminar as chances de que o acidente aconteça e o profissional se contamine.
Quando o acidente acontece não afeta apenas o estado físico dos trabalhadores, mas também tem peso psicológico muito importante na vida dessas pessoas como o medo de adquirir vírus como o da hepatite ou do HIV, por exemplo. Além disso vem a culpa por não ter utilizado os EPI recomendados na realização do procedimento técnico ou preocupação com a familiares, medo da morte, enfim... alguns depois do ocorrido voltam as suas atividades e outros apresentam dificuldade em retornar.
Essas situações devem ser notificadas e tem ficha de notificação específica que deve ser preenchida, além da CAT. Deem uma olhadinha no final do roteiro, lá coloquei a ficha para vocês conhecerem.
E falando em roteiro, (
clica aqui) para fazer o download do nosso último roteiro de aula em que revisamos alguns pontos que foram trabalhados na primeira unidade e embasaram também essa aula.
Espero que tenham aproveitado a disciplina! Semana que vem, prova - lembrando que só não cai a NR 32. ;)
Abraço e nos vemos na próxima semana.