Os nossos ouvidos fazem parte do sistema sensorial, sendo responsável, em conjunto com outras estruturas (tímpano, martelo, bigorna, estribo, cóclea, labirinto, etc.), pela audição. A nossa audição nos ajuda em várias situações do dia a dia, como por exemplo, na percepção de situações que possam colocar nossa vida em risco.
.
.
Como conversamos em sala as doenças auditivas relacionadas ao trabalho
podem ser causadas por vários fatores, entre eles o mais frequente são
os ruídos produzidos através dos equipamentos e do processo de produção nas
indústrias. Alguns trabalhadores podem ter sua audição afetada pela exposição a pressões hiperbáricas, como os mergulhadores.
.
.
Revejam o roteiro de aula (clique aqui)
e reforcem lendo o capítulo XIII do livro do Ministério da Saúde "Doenças relacionadas ao trabalho" (para fazer o download do livro clique aqui).
.
.
Para essas situações em que há o risco de perda auditiva é
imprescindível que haja um Programa de Conservação Auditiva (PCA)
implantado nas empresas. Para saber mais um pouquinho sobre este
programa e de dispositivos individuais que podem ser utilizados para
reduzir a carga de ruídos nos ambientes de trabalho, vocês podem acessar o Manual da 3M sobre o assunto Programa de Conservação Auditiva (PCA) - clique aqui - ou o material da Fundacentro " Guia de diretrizes e parâmetros mínimos para a elaboração e gestão do Programa de Conservação Auditiva (PCA)" - clique aqui - Mais detalhes sobre esse assunto vocês irão ver na disciplina de Programa de Promoção à Saúde do Trabalhador, no módulo 3, ok?
.
.
Bom estudo!